sábado, 11 de julho de 2015

Até onde cortar os custos sem comprometer o sucesso empresarial.

Crises geralmente disparam alarmes que sugerem cortes. Muitos se armam de tesouras afiadas e saem cortando custos, muitas vezes de forma indevida, retirando da empresa a capacidade de estar pronta para atender o mercado quando a crise passar. 
Não existe crise permanente. Se fosse, deixaria de ser crise.
Acreditamos que preocupação com custos deve ser parte da cultura da empresa, uma atitude permanente. 
Corte correto seria se as cidades com até 2.000 habitantes não tivessem mais vereadores, pois Conselhos Comunitários de voluntários seriam suficientes. Correto também foi o corte feito em 1997 pela Southwest Airlines, retirando as azeitonas dos lanches servidos em seus voos, gerando economia anual de US$ 40,000, sem reduzir a qualidade dos serviços.
Corte indevido foi a redução feita pelo governo no FIES - Fundo para Financiamento Estudantil, que retirou 175.000 jovens das universidades, pois não é custo e sim investimento estratégico para o futuro do Brasil. Custo é manter 150.000 cargos comissionados na máquina pública, para atender aos partidos aliados.




Veja algumas citações que poderão inspirá-lo no desafio de cortar custos:
"Quando se espreme demais o limão, o que sobra é casca, bagaço e um gosto amargo."
"Os que viverem de cortes de custos morrerão dilacerados por sua própria espada."
"Custo é como unha, devemos cortar sempre."
Mas cuidado para não atingir o sabugo ou até cortar o dedo.


Você sabe o que significa a marca ASICS ?

ASICS
ASICS, que há 66 anos produz tênis e outros produtos esportivos de alta qualidade, é o acrônimo da expressão em latim "Anima Sana In Corpore Sano"
que significa 
"Mente Sã Em Corpo São".

Este conceito é a chave para a empresa continuar a desenvolver produtos que satisfaçam os mais elevados padrões exigidos pelos clientes.
ASICS é uma empresa de artigos desportivos fundada em 1949 por Kihachiro Onitsuka em Kobe, Japão. Em 1977 os tênis da ASICS foram introduzidos no mercado norte-americano sob a marca Tiger

A empresa que tem como destaque a especialidade em produzir equipamentos para atletismo, possui em centro de pesquisas próprio no Japão.